Ticker

domingo, 4 de outubro de 2009

Os Esquerdinos

Na Revista Bebé Saude de Setembro saiu uma reportagem sobre esquerdinos, que me interessou porque o meu filhote e o meu marido são e aqui fica o texto da mesma.

Os esquerdinos
A lateralidade de uma criança começa normalmente a notar-se a partir dos três anos, vindo a confirmar-se cerca dos seis. Ser esquerdino não é ter uma deficiência e muitas vezes, pode considerar-se uma vantagem.
Felizmente já lá vai o tempo em que as crianças esquerdinas eram obrigadas pelos seus educadores - pais e professores - a utilizarem a mão direita para todas as suas actividades.
Presentemente, estas situações traumáticas que, inclusive, provocavam muitas vezes problemas ao nível da aprendizagem da escrita e da linguagem, para além de problemas sócio-afectivos, não acontecem. As crianças esquerdinas - canhotas - são aceites normalmente pelos seus pares. Todavia, o mundo está concebido para os dextros e os esquerdinos têm de se adaptar a ele, às vezes com algumas dificuldades.

Os hemisférios cerebrais
O cérebro está dividido em dois hemisférios - direito e esquerdo - e cada um deles comanda a parte oposta do corpo. Nos dextros, o hemisfério que predomina é o esquerdo e consequentemente a sua maior capacidade para a dextralidade. No caso dos esquerdinos, o hemisfério que lidera é o direito.
Muito embora não se possa efectivamente detectar precocemente, porque as crianças pequenas utilizam indiferenciadamente as duas mãos, a preferência pela utilização de um dos lados do corpo começa a definir-se desde o início da vida. A função dos pais será estimular a preferência da lateralidade dos filhos e nunca a contrariar.
Causas da preferência da lateralidade
Os especialistas revelam que poderão existir diversas causas para que uma criança seja esquerdina. Entre elas destacamos:
Há famílias com maior incidência de esquerdinos. Segundo um estudo realizado em 1992, existem 10% de hipóteses de uma criança ser esquerdina quando ambos os pais são dextros; 20% quando um dos pais (especialmente a mãe) é canhota; e de 26% de hipóteses se ambos os pais são esquerdinos.
A posição do feto no útero materno pode influenciar a predisposição para a utilização de uma das mãos.
A testosterona influencia a lateralização funcional do cérebro. Este factor está também relacionado com o sexo, sendo que, há mais 20% de homens canhotos do que mulheres.

O mundo real
O mundo foi todo planeado para os dextros. Os pais devem seguir algumas pautas para que uma criança esquerdina possa conviver mais facilmente no seu dia-a-dia.
• Deixe o seu filho ter uma preferência definida antes de iniciar o processo da escrita. Assim, mais facilmente evitará que as suas letras sejam pequenas e pouco legíveis, algo habitual no caso dos esquerdinos.
• Quando inicia o processo da escrita, deve ensiná-lo a segurar a caneta um pouco mais atrás, de forma a não borrar o que já escreveu.
• Compre-lhe material adequado para esquerdinos.
• Ensine-o a inclinar ligeiramente a folha onde escreve ou desenha para lhe facilitar a tarefa.
• Ensine-o a segurar o papel com a mão direita, de forma a poder ver o que escreve.
• Coloque-lhe um foco de luz do lado direito, para que, enquanto escreve, o seu corpo não faça sombra sobre o papel.
O seu filho poderá sentir algumas dificuldades na escola e no refeitório. Assim, quando se sentar numa carteira com um colega dextro, deverá ficar do lado esquerdo para que não bata com o cotovelo no colega. No refeitório, deverá ter os talheres na sua posição preferencial para facilitar a aprendizagem.
Ser “canhoto” não é um defeito
Ser canhoto era considerado no início do século passado como um defeito e até se dizia que os esquerdinos eram menos inteligentes que os dextros. A verdade é que hoje, já ninguém pensa deste modo. Qualquer criança canhota pode vir a destacar-se na sua vida adulta nas mais diversas profissões. São exemplo disso figuras destacadas como:
- A actriz Angelina Jolie
- A apresentadora Oprah Winfrey
- A rainha Elisabeth II
- A heroína francesa Joana D’Arc
- O actor Tom Cruise
- O astronauta Neil Armstrong
- O cantor David Archuleta
- O dirigente e pacifista indiano Ghandi
- O escritor António Lobo Antunes
- O ex presidente Bill Clinton
- O filósofo grego Aristóteles
- O imperador romano Júlio César
- O imperador Napoleão Bonaparte
- O futebolista Maradona
- O futebolista Romário
- O magnata Bill Gates
- O músico Paul McCartney
- O piloto de fórmula I Ayrton Senna
- O pintor Leonardo Da Vinci
- O pintor Pablo Picasso
- O presidente Barack Obama
- O presidente Fidel Castro
- O sábio inventor Benjamim Franklin
- O tenista Rafael Nadal

Curiosidade
O Dia Internacional dos Esquerdinos comemora-se a 13 de Agosto e nesta data tenta-se sempre, em todo o mundo, fazer com que os diferentes governos entendam como pode ser por vezes difícil viver num mundo onde tudo foi concebido para dextros.

Sem comentários:

Enviar um comentário